Psicoterapia Junguiana

PSICOLOGIA DE BASE JUNGUIANA

Carl Gustav Jung - Médico Psiquiatra suíço, contemporâneo de Freud, desenvolveu todo um trabalho contido em suas obras com 18 volumes , sobre o desenvolvimento da consciência humana .

A Psicologia Junguiana ( leva o nome de seu autor ) ou conhecida também como psicologia analitica ou profunda busca compreender os fenômenos da psique humana , através de estudos da psicologia , filosofia , sociologia, religiões comparadas antropologia , dessa forma alargando o seu objeto de compreensão.

Desenvolve uma abordagem denominada PROCESSO DE INDIVIDUAÇÃO ( não é processo de individualismo).  A individuação é um processo no qual se baseia todo o trabalho de Jung , onde através de métodos busca-se a integração de aspectos até então dissociados da psique, imersos no inconsciente.

Toda a terapia baseada nos estudos de Jung , procura conduzir a pessoa de um nível de consciência, gerador de conflitos e doenças para um outro nível onde uma amplitude de percepção sobre si e sobre a realidade aos poucos vai diluindo os elementos obscuros e sombrios , os traumas , e as doenças.

A Psicologia Junguiana utiliza-se de métodos e técnicas para realizar seu trabalho, como: Imaginação ativa , análise de sonhos ,desenhos , mandalas , arte , entre outras , todas buscando elevar o nível de consciência , e ampliar a percepção sobre si mesmo.

Jung considera ainda que existe em cada pessoa um centro coordenador de energia que ele denominou de SELF, sendo esse o principio organizador de toda energia psíquica, utilizando mandalas entre outros recursos como uma via de acesso ao Self.

É importante conhecer o pensamento pelo seu pensador, dessa forma sugerimos que o primeiro livro a ser lido seja: MEMÓRIAS SONHOS E REFLEXÕES.

PSICOLOGIA JUNGUIANA | OUTROS ESTUDOS

OS COMPLEXOS
Traumas.

ANIMA & ANIMUS
Aspectos de nosso masculino e feminino.


A SOMBRA
Aspectos desconhecidos de nós mesmos.

OS ARQUÉTIPOS
Matrizes de comportamento como por exemplo; arquétipo de pai/mãe.

AS MÁSCARAS
Elementos que vamos construindo para atuar neste mundo.

OS MITOS

OS SIMBOLOS

OS SONHOS

A ALQUIMIA DA TRANSFORMAÇÃO INTERIOR

FENÔMENOS DE SINCRONICIDADE

SIMBOLISMO DAS RELIGIÕES E SUA ATUAÇÃO NA PSIQUE HUMANA .

Estudar Jung é apaixonante, é um longo caminho 
que antes de tudo passa pelo caminhante como um 
elixir de transformação e cura.